iascsecretaria@gmail.com
+55 (48) 3039-0059

Notícias

Artigos & Publicações periódicas

Outorgas das Comendas Conselheiro Mafra e do Título de Sócio Benemérito do IASC

SESSÃO SOLENE DO INSTITUTO DOS ADVOGADOS DE SANTA CATARINA – IASC – SOB A PRESIDÊNCIA DO DR GILBERTO LOPES TEIXEIRA- OUTORGAS DA COMENDA CONSELHEIRO MANOEL DA SILVA MAFRA AO EMÉRITO JURISTA E ADVOGADO, DR. ARISTIDES CIMADON, E DO TÍTULO DE SÓCIO BENEMÉRITO AO JORNALISTA E ADVOGADO, DR. MOACIR PEREIRA, E POSSE DOS NOVOS MEMBROS EFETIVOS DO INSTITUTO, REALIZADA EM FLORIANÓPOLIS NO PLENÁRIO DA OAB/SC, ÀS 19h30 DO DIA 27 DE MARÇO DE 2024.

 

Por Elza Galdino – Comendadora do IASC

Boa noite a todos!

Cumprimento as autoridades nominadas na pessoa do Dr. EDUARDO MELLO, vice-presidente desta Casa que tão bem nos recebe, aqui na representação da Presidência.

Um cumprimento especial aos colegas da advocacia, que a cada dia mais engrandecem o IASC.

Peço licença para um cumprimento pessoal, ao escritor DEONÍSIO DA SILVA, que acreditou na minha escrita e me editou pela Almedina, e a quem tenho hoje na conta da gratidão e da amizade.

Ao comendador mais recente cabe a honra de saudar o comendador empossado, hoje o Dr. ARISTIDES CIMADON.

Mas o Presidente GILBERTO LOPES TEIXEIRA quis me honrar duplamente e por isto me cabe saudar também o Dr. MOACIR PEREIRA, nosso mais novo Sócio Benemérito, e estou grata porque Moacir se tornou com o tempo um amigo que sempre me brinda com enormes gentilezas.

Mas, como saudar em curto texto duas personalidades tão grandiosas, com atuação destacada, com anos de estudos e trabalhos em prol da sociedade?

Procurei o que os tangencia, e encontrei o que mais os aproxima: são, ambos, professores.

Dr. CIMADON, com impecável carreira na gestão acadêmica, hoje coroada com o cargo de Secretário de Estado da Educação.

Sua experiência e atuação na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, Orientação Educacional, Teorias da Aprendizagem, certamente vem aperfeiçoando a formação de centenas de alunos, mesmo antes de seu primeiro cargo como Reitor, na UNOESC, em 1992.

Dr. MOACIR, como fundador e professor do Curso de Jornalismo da UFSC, tendo o jornalismo como principal ocupação, da qual se originou a carreira de escritor com 62 livros já publicados sob temas diversos: jornalismo, história, comunicação, política e biografia de personalidades catarinenses.

São, ambos, advogados.

São, ambos, estudiosos que chegaram, Dr. CIMADON ao Doutorado; Dr. MOACIR ao Mestrado.

São, por isto, um exemplo para que todos prossigamos na tarefa do aperfeiçoamento humano que os bancos acadêmicos proporcionam.

Afinal, o que mais se parece com um super-herói, em nossos dias, do que um professor?

Trazendo a palavra que liberta, abrindo a janela por onde entra a luz que ilumina a realidade e retira de nossa frente o véu da ignorância, um professor se torna caminho e, ao mesmo tempo, companhia em nossa trilha de uma vida que busca a ética e o trabalho que constroem seres humanos mais úteis, mais solidários e mais comprometidos com o bemestar comum.

Como disse CORA CORALINA: “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.”

Interessante lembrar aqui um mestre grego, ARISTÓTELES, filósofo que ensinava ao ar livre, caminhando enquanto lia e dava aula.

Hoje, apesar de sentados o maior tempo das atividades da vida, nunca estamos onde estamos, porque uma pequena tela tem o poder de nos abduzir, tirando-nos da oportunidade de participar do momento presente e nos levando, muitas vezes, para lugares onde não somos sequer necessários, a não ser para, com nosso “like”, engordar a conta bancária de um estranho.

Os mestres aqui homenageados hoje merecem nossa presença ativa, nosso olhar de aprendizes, nosso respeito e admiração.

Estudos dizem que existem 8 milhões de espécies na Terra. Mas somos a única espécie do planeta capaz de contar a própria História. E para que a raça humana possa contar uma história de sucesso, a Educação é o principal pilar.

Como nos lembra o cientista brasileiro Marcelo Gleiser, também ele um professor, “precisamos nos conscientizar de nossa solidão cósmica, arregaçar as mangas e começar a trabalhar imediatamente na reorientação de nosso projeto de civilização em uma direção que garanta o seu futuro.”

Tal futuro só se concretizará se tivermos a quem seguir, se pudermos contar com a orientação segura de homens e mulheres que adotaram para si a missão de formar seus semelhantes, por mais dificuldades e sacrifícios que tal missão lhes imponha.

Se não é possível, aqui, neste curto espaço de tempo, consagrar os vastos e elogiosos currículos dos nossos condecorados, os quais têm valiosíssimos serviçosprestados à Sociedade catarinense e ao Direito, em especial, que nos orgulhemos de serem eles referências que nos ensinam, com suas palavras e ações, por tantos anos e com especial empenho.

Que continuem, por muitos anos, a indicar o caminho da retidão, da coragem e da alegria de se compreender as coisas da vida, e que com eles sigamos aprendendo a fazer de nossa existência um benefício para o Planeta.

Viva ARISTIDES CIMADON!

Viva MOACIR PEREIRA!

Deixar uma Resposta