UMA NOVA COMENDADORA NO IASC.
Por Gilberto Lopes Teixeira – Advogado, Presidente do IASC e Presidente Fundador da Federação Nacional dos Institutos dos Advogados do Brasil.
Uma vez mais, o Instituto dos Advogados de Santa Catarina – IASC, outorgou a Comenda Manoel da Silva Mafra, sua mais alta condecoração, e que visa reconhecer personalidades da advocacia que contribuem com a classe na preservação e valorização da profissão. A escolha do nome a receber a Comenda se dá uma vez ao ano, e de forma unânime, a atestar sua importância e distinção.
Desta feita, homenageia-se a advogada Elza Galdino por sua carreira vitoriosa, correção ética e atuação solidária, verdadeiro exemplo e paradigma para seus colegas.
De modo inédito, a solenidade de outorga seguiu de um lançamento literário, pois Elza autografou sua nova obra “Água com gás e outros contos”, sua estreia na ficção, publicado pela Almedina com apoio editorial do IASC.
Como presidente da mais antiga instituição a congregar Advogados e Advogadas em Santa Catarina, é com renovado orgulho que contamos assim com a terceira Comendadora em nossos quadros, sendo as Dras. Solange Donner Pirajá Martins e Susana dos Reis Machado Pretto as demais, as quais engrandecem o elenco de homenageados, composto ainda por César Luiz Pasold, Sidney Guildo Carlin, Walttoir Menegotto, José Isaac Pilati e Ricardo José da Rosa.
E na condição de ter sido o primeiro catarinense a presidir o Colégio de Presidentes, e ainda fundador da Federação Nacional dos Institutos dos Advogados do Brasil, é obrigatório que nos alinhemos ao devido reconhecimento à atuação das mulheres advogadas, hoje representadas por uma pioneira improvável, a escrava Esperança Garcia, que corajosamente lutou por seus direitos.
O dia 9 de fevereiro de 2023 entrou para nossa história em louvor dos mais altos princípios jurídicos, dos valores da democracia e da história da advocacia catarinense e brasileira.
A outorga da Comenda Manoel da Silva Mafra supera os limites de uma solenidade, e se constitui em demonstração inequívoca dos caminhos que o IASC vem percorrendo, elegendo a reta dedicação dos seus Membros na preservação das virtudes que fazem, desde sempre, a grandeza do ser humano.