iascsecretaria@gmail.com
+55 (48) 3039-0059

Notícias

Artigos & Publicações periódicas

O Direito e o “Novo Normal”

Por Edna Mazon – Advogada especializanda em Direito Digital.

Muito tem se falado sobre a Era Digital, mas a realidade é que não se trata de um futuro: ela já chegou e foi ainda mais intensificada com a pandemia da COVID-19. O analógico faz parte do passado, definitivamente.

Tecnologias que otimizam sua rotina, seu tempo e facilitam seu trabalho. Shows (lives), reuniões, educação a distância, matar a saudade dos entes queridos, parabenizar aniversariantes, tudo sendo feito nas telas dos aparelhos eletrônicos.

Vive-se uma verdadeira revolução no acesso à informação, na forma com a qual as pessoas interagem e se comunicam. Há uma conexão com o mundo na palma das mãos.

Mas, como fica o cenário jurídico em um mundo transformado?

Não é possível imaginar que o Direito está livre dos efeitos da pandemia. Pelo contrário. Nesse meio tão tradicional, é o momento de se dedicar cada vez mais à inovação.

Porém, mais importante do que investir em novas tecnologias para adaptar os negócios, é investir na mudança de mindset [1], ou seja, é necessário mudar seu pensamento, a forma como você decide encarar as novas situações do cotidiano.

Situações como linguagens rebuscadas, complexas e compreendidas apenas pela classe profissional já vinham sendo objeto de discussão anterior, mas a situação atual demonstra claramente o valor e a necessidade de uma comunicação simples, direta e objetiva tem para o acesso à Justiça e demais funções sociais do Direito.

Muito tem se falado sobre o Mundo VUCA [2] para traduzir as principais nuances do mundo contemporâneo e, apesar de a profissão jurídica possuir determinados formalismos, isto não a impede de oferecer soluções tecnológicas personalizadas aos clientes, mais eficientes e capazes de entender e atender as suas necessidades.

Há tempos as profissões exigiam extrema especialização em determinado assunto, fazendo com que o advogado entendesse, com profundidade, apenas a matéria em que atua. Isso facilita a elaboração de opiniões legais sobre o assunto, bem como a atuação em medidas administrativas e judiciais.

Porém, o contexto atual está exigindo, também, que os profissionais sejam multidisciplinares, capazes de entender o negócio dos clientes como um todo, com condições de realizar uma análise global dos problemas jurídicos, oferecendo as melhores soluções para cada caso concreto.

O fato é que a conectividade está cada vez mais presente, criando novas oportunidades. É necessário estar cada vez mais atento a este novo cenário, que cobra novas habilidades e competências, exige agilidade, criatividade e multidisciplinaridade para resolver problemas de diversos tipos.

Mas, não só isso: saber lidar com novas ferramentas e novas tecnologias. O desafio dos profissionais é se preparar para usufruir todas as vantagens e possibilidades que a Era Digital oferece.

[1] Palavra em inglês que pode ser traduzida por mentalidade.

[2] “Mundo VUCA: o que é e como o advogado deve se preparar?” Disponível em: https://www.ebradi.com.br/coluna-ebradi/mundo-vuca/. Acesso em 18/07/2020.

Deixar uma Resposta