Mulher: a protagonista da sua própria história.
Por Marina Zipser Granzotto* – Consultora Especial da Presidência do Instituto dos Advogados de Santa Catarina.
Com muita luta e competência, mas também de forma doce, a mulher vem defendendo e definindo o seu papel na sociedade, sendo a protagonista da sua própria história.
O Dia Internacional da Mulher resultou da coragem de mulheres à frente do seu tempo, que unidas decidiram que era hora de lhes serem estendidos direitos sociais, políticos e econômicos, independentemente de divisões nacionais, étnicas, linguísticas, culturais, econômicas ou políticas.
Os registros da humanidade revelam que somente a partir de 1909 passou-se a comemorar tal data, iniciando pelos Estados Unidos, com adesão de outros países europeus nos anos seguintes.
Mas foi somente no ano de 1975 que o dia 8 de março foi adotado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional da Mulher.
Notadamente, cada vez mais a mulher contribui para a construção de uma sociedade mais justa com atitudes, mas também com o uso da palavra, que é uma das forças mais poderosas do Universo.
A mulher e a palavra juntas demonstram ser fortes e impetuosas, ora delicadas e sensíveis, ora frias, incisivas e persuasivas, ora amorosas e acolhedoras, e bem por tudo isso que estão a mudar o mundo.
Na história do Instituto dos Advogados de Santa Catarina (IASC), a participação das mulheres tem sido relevante e crescente, tanto pelo aumento do número de membros efetivos do sexo feminino inscritos, como pela atuação das mulheres em cargos da Diretoria Executiva, do Conselho Consultivo e do Conselho Fiscal. A título de exemplificação, na primeira gestão do presidente Dr. Gilberto Lopes Teixeira (2018/2020) cinquenta por cento da diretoria e dos conselhos era composta por mulheres, na segunda gestão do Dr. Teixeira (2020/2023) das vinte cinco vagas eletivas quinze eram ocupadas por mulheres.
Registra-se que foi com muito merecimento e justiça que em 2019 a Diretoria do IASC outorgou sua maior honraria à doutora Solange Donner Pirajá Martins, a primeira mulher advogada a ser condecorada com a Comenda Conselheiro Manoel da Silva Mafra.
E não parou por aí.
Nos seus mais de 90 anos de história, foi em 2021 que o IASC teve à sua frente a primeira mulher no exercício da Presidência, a advogada Dra. Marina Zipser Granzotto – esta autora que vos escreve -, e outras duas mulheres mais no exercício da Vice-Presidência e Secretaria Geral (as advogadas Dra. Marion Elisabete da Silva e Dra. Cristina Gubaua Marin, respectivamente).
E foi ainda sob a presidência da advogada Dra. Marina Zipser Granzotto que na sessão solene do IASC de 30.11.2021 mais uma grande mulher foi homenageada com a outorga da Comenda Conselheiro Manoel da Silva Mafra, a advogada Dra. Susana dos Reis Machado Pretto.
Recentemente, em 09.02.2023, a advogada e escritora Dra. Elza Galdino também foi merecidamente agraciada com a honraria do Instituto. Ela, que com muita maestria articula como ninguém as palavras, marca a história como a terceira mulher a ostentar a Comenda Conselheiro Manoel da Silva Mafra.
E é reconhecendo cada vez mais a importância da mulher na construção da história catarinense e da sociedade, que em nome do IASC e de toda a sua Diretoria, registro votos de um Feliz Dia da Mulher, rogando que a data possa ser motivo de orgulho e que renda às protagonistas da sua própria história as mais justas homenagens.
*A autora é advogada e Consultora Especial da Presidência do Instituto dos Advogados de Santa Catarina – IASC e desde final de 2021 mora no Porto, Portugal.
Parabéns Marina, muito bem escrito. Quanto orgulho por seu trabalho.