Presidente do IASC toma posse na presidência do Colégio de Presidentes dos Institutos dos Advogados do Brasil
DIGNÍSSIMO PRESIDENTE DO COLÉGIO DE PRESIDENTES DOS INSTITUTOS DOS ADVOGADOS DO BRASIL, DR. CARLOS EDUARDO BEHRMANN RÁTIS MARTINS;
ILUSTRES CONFRADES E CONFREIRAS PRESIDENTES DESTE EGRÉGIO SODALÍCIO;
DEMAIS AUTORIDADES PRESENTES
É com imensa emoção e orgulho que compartilho o sucesso do Estado de Santa Catarina ao ser eleito, pela primeira vez, para presidir o Colégio de Presidentes dos Institutos dos Advogados do Brasil, gestão 2021/22.
O Colégio dos Institutos dos Advogados do Brasil, também denominado Colégio de Presidentes, é uma entidade sem fins lucrativos, com representatividade nacional, que congrega os presidentes dos Institutos dos Advogados do país, enquanto no exercício dos seus mandatos nos respectivos estados da Federação.
Tal feito histórico para nosso Estado só foi possível pelo amor, comprometimento, trabalho e lealdade que nutrimos pela Advocacia, pelo Colégio de Presidentes, pelo IASC e pelo nosso povo catarinense. Valendo-me das palavras do ex-primeiro ministro do Reino Unido, Winston Churchill, “não tenho nada a oferecer senão sangue, trabalho, lágrimas e suor”.
Neste sentido eis-me aqui, disposto a contribuir voluntariamente para o nosso Colégio, defensor intransigente da Cidadania e da Cultura Jurídica, unido em prol do fortalecimento da Advocacia como celula mater da Democracia.
A brisa da intolerância pandêmica que assola todo o planeta e descortina a fragilidade humana, provoca reflexões psicológicas e jurídicas acerca de uma tragédia anunciada, resultando em uma crise social, econômica, política, sanitária e institucional, sem precedentes.
As dificuldades da Advocacia na pandemia têm sido tema afeto a todos nós.
Há que se buscar evoluir e atualizar nosso modus operandi.
Inovações e práticas disruptivas serão sempre bem-vindas, tais como a criação do parlatório e balcão virtual, da gravação de todos os atos judiciais, audiências e sessões virtuais ou presenciais, destacando-se o Projeto de Lei PL 5962/2019 que suspende os prazos judiciais na hipótese de adoecimento do advogado, dentre outras ações propostas pela nossa OAB Catarinense, no comando do Dr. Rafael de Assis Horn, sua Diretoria, Conselho e Presidentes de Subseções.
Como descreveu recentemente meu vice-presidente, Dr. Cássio Biffi, em artigo intitulado Reflexões para o redesenho da advocacia na era do pós-emprego, “a advocacia da vitória e da derrota está obsoleta. Procure levar soluções rápidas, menos onerosas e de resultados”.
Sabemos todos que a Advocacia é garantidora da paz social e Vossas Excelências participam ativamente deste processo, construindo pontes a unir caminhos, que levam ao bem comum, conciliando Passado e Presente em direção a um Futuro que pretendemos seja promissor.
É preciso, mesmo na crise, manter a esperança de dias melhores, para os quais cada um pode e deve dar a sua contribuição. Vivemos em uma aldeia global. Façamos a nossa parte.
Sustenta nosso Presidente Honorário Dr. José Anchieta que, “o fortalecimento e respeito às instituições são requisitos para a mantença da ordem e da democracia”.
Recentemente os Estados Unidos da América nos deu um grande exemplo disto. A baderna, a barbárie e o vandalismo não podem jamais se sobrepor às instituições democráticas de uma nação. O mundo está em constante evolução.
Registre-se que recentemente a economista nigeriana Ngozi Okonjo-Iweala tornou-se a primeira mulher a comandar a Organização Mundial do Comércio, sucedendo o brasileiro Roberto Azevêdo.
À Dra. Ngozi, como é conhecida, rendo minha admiração, ciente de que representa um número expressivo de mulheres que enfrentaram duros caminhos até o reconhecimento e o sucesso.
Minha homenagem a todas as mulheres que, no próximo dia 8 de março, comemoram seu Dia Internacional, data ainda necessária para expor ao mundo as desigualdades que as afligem.
Chegamos até aqui graças a Deus,
aos confrades e confreiras do Colégio de Presidentes que depositaram em mim seus votos,
a toda a honrosa Diretoria do IASC (Cássio Biffi, Harisson de Almeida, Marina Granzotto, Marion da Silva, Ezair Meurer, Cristina Gubaua Marin, João Paulo Philippin, Raphael Atherino, Adriano Tavares e Pablo Henrique Motta Torres e Elza Galdino),
ao experiente Conselho Deliberativo (Ricardo Rosa, Cesar Pasold, Waltoir Menegotto, José Isaac Pilati, Solange Donner Pirajá Martins, Susana Pretto, Elizete Lanzoni Alves, Solange S.Thiago, Carla Raimundo, Luciana Xavier de Oliveira, Gisele Goedert, Twyla Reitz, Carlos Caldas e Byanca Mattos)
ao atuante Conselho Fiscal (Tânia Santhias, Carla Cristina Martins e Ana Paula Bortolini)
e também pelo inestimável apoio dos nossos Membros Efetivos do IASC, do sistema OAB, dos meus sócios da Lopes Teixeira Advogados, Dr Eduardo e Dr Daniel;
Agradeço especialmente aos meus pais Venancio e Clea, meus familiares Eduardo, Danielle, Mateus, Isabela, Beatriz, Marcelo, Luiz Gustavo e Marina, e aos ex-presidentes do IASC que me antecederam, em especial o Dr. Ricardo José da Rosa e Dr. Sidney Guido Carlin, este último in memoriam.
Uma palavra grata também aos Sócios Beneméritos do IASC (Aristides Cimadon, Helio Bairros, Glauco Côrte e Moacir Pereira) e, finalmente, aos Comendadores do Instituto (Cesar Pasold, Sidney Carlin in memoriam, Waltoir Menegotto, Ricardo Rosa, José Isaac Pilati e Solange Donner Pirajá Martins).
Agradeço ao Presidente Dr. Carlos Ratis, aos meus pares do Colégio, presidentes honorários, e minha Diretoria hoje empossada, Dr. RENATO DE MELLO JORGE SILVEIRA e Dr. GUSTAVO HENRIQUE VASCONCELLOS VENTURA, e assim fazendo agradeço a Vossas Excelências e demais instituições presentes que me concederam a honrosa oportunidade de entre vocês estar e poder compartilhar este momento ímpar de minha vida.
Não posso, por razões que todos conhecem, omitir minha solidariedade a todos os enfermos e meus pêsames a todos aqueles que perderam algum ente querido neste nefasto momento.
Preciso, por lealdade ao meu coração, fazer um agradecimento especial aos meus familiares, amigos, colegas, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos, auxiliares de limpeza, cozinheiros e todos aqueles que de alguma forma atuaram e rezaram pela minha pronta recuperação durante os 15 dias em que estive internado no Hospital Baía Sul, contaminado pelo coronavírus.
Aqui destaco de modo especial o amigo, ex-presidente e Conselheiro Federal da OAB, Dr. Paulo Marcondes Brincas e seu irmão Dr. Sérgio Marcondes Brincas, Diretor do Hospital, que me acolheram imediatamente quando fui acometido pela Covid-19.
Quando ficamos entre a vida e a morte temos a chance de ressignificar valores, adquirir experiência a partir das lições e dos desafios da vida, enfim, a oportunidade de um recomeço nesta caminhada, mais leve, sem tanta cobrança, sem excessos de bagagem, desfrutando ainda mais da companhia dos nossos familiares e amigos. Fica minha sugestão: cerquem-se de pessoas especiais e vivam intensamente suas vidas, todo o resto é supérfluo e passageiro, tal qual um sopro.
Que o Grande Arquiteto do Universo retribua em dobro a todos vocês e seus familiares as boas ações e boas palavras que me dedicaram, abençoando-os e protegendo-os.
E que possamos superar esta fase difícil, e reconquistar o espaço dos encontros, dos abraços e da liberdade de viver.
Encerro concedendo a palavra ao Presidente Honorário, Dr. JOSÉ HORÁCIO HALFELD REZENDE RIBEIRO, para que renda homenagem a um grande amigo do Colégio de Presidentes.
Gratidão a todos. Fraterno abraço!
Gilberto Lopes Teixeira
Presidente do Colégio de Presidentes dos Institutos dos Advogados do Brasil
Presidente do IASC
04/03/2021