SAUDAÇÃO-LIVRO “COMENDADORES DO IASC: ÍCONES DA ADVOCACIA CATARINENSE”
Por Moacir Pereira – Advogado e Jornalista
Senhoras e Senhores, muito boa noite:
Daniel Defoe, célebre jornalista e escritor inglês do século 18, tornou-se mundialmente conhecido pelo famoso “Robinson Crusoe”.
Legou-nos, também, reflexões muito atuais. Cito: “O nosso descontentamento por aquilo que nos falta procede da nossa falta de gratidão por aquilo que temos”.
É fato. O ser humano costuma se lembrar mais da coluna dos débitos com familiares e amigos do que com os créditos que mereceriam seus agradecimentos. Critica mais do que elogia.
Por isso, aqui compareço com muita honra para saudar e agradecer.
Excelentíssimo Senhor Presidente do IASC, professor Gilberto Lopes Teixeira
Excelentíssimas autoridades que compõem a Mesa, já nominadas pelo cerimonial;
Minhas senhoras e senhores
Caros homenageados “Ícones da Advocacia Catarinense”
Faltam-me palavras que expressar à alta direção do Instituto dos Advogados de Santa Catarina a gratidão que devo a diretores, conselheiros e associados pelo privilégio de saudar os cinco comendadores que hoje tem sua atividade imortalizada no lançamento do livro dos ícones.
Privilégio que me confere o presidente Gilberto Lopes Teixeira, o dinâmico, dedicado e talentoso mestre que tenho o privilégio de incluir na galeria de meus diletos amigos.
Distinção maior em poder transmitir carinhosa e calorosa saudação aos cinco Comendadores do Instituto, todos com extraordinárias biografias, serviços qualificados prestados à Educação, ao Direito e à Justiça.
É para mim motivo de alegria e emoção, porque conheço bem suas exemplares trajetórias e ricas biografias.
Cesar Luiz Pasold dispensa comentários. Sua paixão pelo magistério superior é reconhecida nacionalmente por todos os méritos e títulos. Agora, também como Doutor Honoris Causa da Univali.
Professor Pasold faz parte de minha família. Estudamos juntos no Colégio Catarinense, batalhamos unidos no Grêmio Cultural Padre Schrader, trabalhamos irmanados no serviço público e, para orgulho de meus familiares e amigos, conferiu-me a imortalidade literária, dedicando anos de sua vida para escrever um livro sobre minha atividade profissional.
O Comendador Sidney Guido Carlin é outra liderança qualificada com largos serviços prestados à advocacia. Durante décadas destaca-se como profissional vitorioso na área do direito trabalhista. Orgulha-me tê-lo na companhia em duas honrarias: a Medalha da Ordem do Mérito do Trabalho e a Medalha João Baptista Bonassis.
O Dr. Waltoir Menegotto destaca-se, igualmente, como ativo e brilhante profissional, na luta pelo Direito, premiado conferencista e outro exemplar colega a distinguir-se há muitas décadas com sua amizade.
Honra-me estar ao seu lado como amigo e também integrando a galeria da Medalha João Batista Bonassis.
José Isaac Pilati é destas personalidades carismáticas que chegam e encantam. Com formação eclética aprimorada, conceituado entre alunos e professores, conquistando logo a simpatia de um batalhão de amigos. Orgulha-me ser seu colega no Instituto Histórico e na Academia Catarinense de Letras, com uma votação consagradora.
O advogado Ricardo José da Rosa é, igualmente, merecedor deste galardão; pelos exemplos de sua atuação e pelo trabalho no Instituto durante sua laboriosa gestão. Peço licença para uma carinhosa homenagem na pessoa de seu querido e saudoso pai, Altair Rosa, colega de trabalho na TV-Cultura, primeira emissora de televisão a ser instalada em Florianópolis.
Colho dos cinco nomes – que pronuncio com profundo respeito e grande admiração – uma identificação: são todos meus amigos, todos frequentaram minhas colunas ou comentários eletrônicos. Registrando, sempre, suas atividades, produção intelectual ou realizações profissionais, sempre com fatos positivos.
Também por isso, termino, citando o grande Miguel de Cervantes: “Uma das virtudes humanas que mais agrada a Deus é a da gratidão”.
Muito obrigado presidente Gilberto Teixeira; muito obrigado IASC.
Gratidão dos advogados, de seus familiares, de todos os amigos pelo que estes cinco Comendadores homenageados.
E, sobretudo, minha gratidão pessoal pela admirável missão que me conferiu o Instituto, saudando estes excepcionais colegas advogados, com tantos méritos, serviços, exemplos e tanto amor pelo Direito e pela Justiça.
Cumprimentos à Unoesc, por abrigar em sua editora esta obra que imortaliza exemplares profissionais da advocacia.
Parabéns aos ícones pelos exemplos e por tudo o que fizeram pela educação, pelo Direito e pela Justiça.