87 anos do Instituto dos Advogados de Santa Catarina – IASC – 1º de Novembro de 1931
O INSTITUTO DOS ADVOGADOS DE SANTA CATARINA IASC completa 87 anos de existência. Fundado em 1º de novembro de 1931, o instituto é a primeira e mais antiga associação de advogados do Estado. O IASC teve papel importante na história da advocacia e do Estado, com destaque na luta pelo retorno da democracia durante o regime de Vargas e a ditadura militar. O Instituto foi responsável também pela implantação da primeira faculdade de Direito em 11 de fevereiro de 1932 e pela criação da Seccional Catarinense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC) em 1º de janeiro de 1933.
O papel do IASC depende da exata compreensão de sua própria atribuição histórica; sua trajetória de lealdade com a Justiça, à defesa da Democracia e ao fomento da Cultura Jurídica; não sendo uma conquista apenas dos advogados, mas de toda uma coletividade jurídica pautada no aprimoramento da Democracia.
O IASC empenha-se na construção de um Brasil livre e democrático, no aperfeiçoamento da Sociedade, usando suas prerrogativas regimentais e o comprometimento estatutário na busca da efetividade da ordem ético-social e democrática; atuante na defesa da República, do Estado democrático de Direito e das prerrogativas profissionais dos advogados.
O IASC é composto por advogados, juízes, promotores, desembargadores, doutores, mestres e bacharéis em Direito que tem como finalidade: o estudo do Direito, à difusão dos conhecimentos jurídicos, e ao culto da justiça; à colaboração com os poderes públicos no aperfeiçoamento da ordem jurídica; à defesa do estado democrático de direito, dos direitos humanos, da dignidade e do prestígio dos juristas de modo geral; quando necessário, oferece assistência jurídica à coletividade contra atos ou omissões de autoridades; devota-se, também, à promoção da defesa do meio ambiente, da ecologia em geral, do consumidor, do patrimônio histórico, artístico, estético, turístico, paisagístico e cultural; e bem assim, ao aperfeiçoamento do exercício profissional das carreiras jurídicas.
Comemoremos, pois, a importância social e histórica do IASC na promoção do estudo e da prática da ciência jurídica em nosso Estado. Sejamos pontes a unir caminhos, avante Brasil.
Gilberto Lopes Teixeira – Presidente do IASC